quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Alguem pode me explicar??




Sera que alguem sabe explicar por que as criancas levam pequenos choques logo depois de brincar no escorregador?? Pelo menos aqui no Canada, especificamente na regiao de Toronto!?
Acabamos de voltar do parque aqui do condominio e as criancas tem ate medo de se tocar por que levam choques ( e a gente tambem!!)

Ja tentamos mudar para o parque da rua onde o chao eh areia - (no parque aqui do condo o piso eh de "grama sintetica" - tipo um tapete emborrachado verde). Ficar descalca, colocar a mao na grama, nada adianta!

Eh sempre depois de escorregar, os cabelos ficam em pe e eles dao pequenos choques em tudo o que poe a mao... A Anna ja nem quer mais ir brincar!! Ate a Sophia reclamou hoje.

Se alguem souber o motivo, e/ou como evitar, PLEASE LET ME KNOW!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Semana de Festa!!



Esta semana esta animada!! Amanha eh niver do Emerson e quinta vai ser o da Sophia (2 aninhos!), e para comemorar estou planejando um passeio especial no final de semana e claro um bolinho para cada um!! Cupcakes para ficar mais alinhado com a cultura local!!
Estamos esperando muitas mensagens, ligacoes no skype e MSN... Estaremos on line no final da tarde para cantar o parabens!!
Alias, estive aprendendo muito sobre aniversarios lendo os blogs dos amigos brasucas no Canada... eles nao batem palmas na hora do "happy birthday"... ja pensou que monotono? O niver da So vai ser em casa e bem simples mas me preocupo com o da Anna que ja entende e esta esperando um festao e muuuitos presentes. Vamos ver...
Ah, E para melhorar o clima de festa, semana passada tive um contato de uma das minhas aplicacoes de emprego e estou confiante que em breve vou publicar aqui tudo sobre meu novo "job". AGUARDEM!!!

.....suspense....

Bem, desde o ultimo post estamos curtindo o verao, fazendo amigos e descobrindo o caminho das pedras... (de onibus!!)
Estou estudando para fazer prova escrita para depois poder tirar minha "Driver's License" de Ontario. O Emerson ja esta frequentando aulas de ingles e leva a Sophia no "day-care" da escola (ela ja esta ate falando umas palavrinhas em ingles!!) Eu estou matriculada para fazer um curso: "Job Search Workshop" que da dicas e ajuda na busca de emprego, e a Anna deve ir para um "summer camp" enquanto as aulas nao comecam (soh dia 08 de setembro!)
Enfim a vida comeca a seguir um ritmo normal...

PS> todos os programas acima sao oferecidos pelo Governo do Canada, exceto o summer camp (que eh bem caro, diga-se de passagem!!)

Ah, e quanto a tal gripe... por aqui tudo tranquilo: eh verao! As pessoas estao curtindo, passeando e vivendo normalmente. O governo se preocupa com a estrategia a ser tomada quando o inverno chegar, mas nao ha panico. Estamos tomando as precaucoes: lavar sempre as maos e evitar multidoes em ambientes fechados. e soh!

domingo, 2 de agosto de 2009

Primeiro Mes

Julho foi um mes de muitas descobertas a conquistas... e a cada dia descobrimos coisas novas. Algumas muito interessantes outras nem tanto... Mas no geral podemos dizer que estamos bem acolhidos e adaptados ao nosso novo "life style" no Canada.

Este primeiro mes fizemos muitas coisas:
  • Primeiro solicitamos nosso cartao de seguro social, o SIN card. Ai descobri que no meu documento de entrada no pais, fui classificada como "male" - homem... Tive que preencher um formulario e enviar para o governo pedindo um "ammendment". Mas Ok.
  • Eu ja recebi meu "permanent resident card", mas o resto da familia parece que vai receber uma carta para atualizar as fotos... vai demorar um pouco.
  • Saimos a procura de um lugar para morar e descobrimos as diferencas entre apartamento, condominio, townhouse, etc... Vimos muitas coisas, visitamos muitos bairros mas nos apaixonamos por Richmond Hill. Gracas a nossos amigos e nossa "real state" encontramos um lugar perfeito para o nosso inicio de vida no Canada. Uma dica para quem estiver vindo eh trazer algum dinheiro e se possivel abrir conta bancaria ainda no Brasil, no nosso caso aproveitamos as vantagens do HSBC. Para alugar um imovel por aqui todos os "landlords" pedem uma carta de emprego, no nosso caso que ainda nao temos emprego, tivemos a sorte de ter trazido nossas economias para a conta do canada. O gerente da nossa conta fez uma carta atestando que temos fundos para arcar com o aluguel. Se nao fosse por isto teriamos muita dificuldade em provar que somos gente boa!!
  • A melhor parte foi montar a casa... saimos as compras: moveis, tv, decoracao. A Ikea e a melhor opcao e tem de tudo... uma ou outra coisa compramos na Sears e Wal Mart.
  • Com nosso comprovante de endereco em maos fizemos a matricula da Anna na escola e solicitamos nosso cartao de saude. O cartao comeca a valer 3 meses apos nossa entrada no pais, dia 30 de setembro. Ate la temos o seguro de viagem do nosso cartao de credito do Brasil e estamos pensando se compramos um seguro viagem aqui. A Sophia ficou doentinha, esta com uma tosse que nao passa. Ligamos no cartao e no mesmo dia fomos atendidas em uma clinica. Esta tudo bem com ela, deve ser um virus. A medica passou um remedio para inalar (que alias foi absurdamente caro!! mas podemos pedir reembolso pelo seguro do cartao, ufa!). Alem disto ontem tambem usamos um servico do governo "Telehealth Ontario" que pelo telefone passamos por uma entrevista com enfermeiras que nos indicam se devemos prosseguir o tratamento em casa ou se procuramos um medico. Um servico bem util e gratuito!!
  • O Emerson ja fez o teste de ingles e esta em lista de espera para frequentar as aulas em uma escola que oferece "day care" para a Sophia enquanto ele estuda. Ele tambem tera direito ao passe escolar!! So nao sabemos quando as aulas vao comecar... as aulas da Anna comecam dia 08 de Setembro.
  • A casa ja esta montada e arrumada, falta apenas uns toques na decoracao. Ja contratamos servico de telefone e internet. A TV a cabo ja esta inclusa no valor do aluguel... Falta apenas decidir o que fazer com os celulares. E muito caro ter celular por aqui... voce paga para ligar, para receber, para mandar mensagem de texto... TUDO! Para ativar a linha sao $35 por linha + taxas, para ter um numero (mesmo que seja o mesmo que ja possuo no pre pago) sao mais $40 por linha + taxas, para comecar um contrato pos-pago devemos fazer um deposito de $200 que sera devlovido apos uma ano se pagarmos todas as contas em dia. O plano mensal que malhor nos atende deve ser de 2 ou 3 anos! Ou seja... uma loucura!! Quando chegamos compramos um cartao pre pago para emergencias... e estamos nos virando com eles ate encontrarmos uma solucao melhor.
  • Ontem devolvemos o carro que alugamos no primeiro mes, com a Budget. Ficou uns $1000 dolares com as taxas, mas valeu, pois sem ele nao teriamos conseguido fazer nem metade do que fizemos. A partir de hoje vamos aprender a nos virar com o transporte publico... :-( Ja estou com saudades...
Com isto fechamos o mes e as contas extras, de hoje em diante passaremos a levar a "vida normal" economizando ate encontrarmos um emprego. Nossos planos para o futuro agora sao:
  • Eu devo sair a procura de emprego... muita coisa acontece em Toronto e eu tenho um bom curriculo entao acredito que nao deve demorar. Mas tudo esta meio parado no momento para contratacoes. Eles estao em periodo de "ferias", eh verao. Dizem que as coisas devem voltar ao normal em meados de Setembro. Enquanto isto espero o resultado da entrevista que fiz mes passado e continuo procurando outras oportunidades. Existem servicos do governo que tambem ajudam na procura.
  • Driving Licence: precisamos estudar o livrinho para fazer prova escrita, exame medico e de direcao; Eh bem interessante dirigir por aqui, existem regras diferentes... por exemplo voce pode virar a esquina mesmo se o sinal estiver vermelho para voce, mas se estiver verde voce nao pode virar ate os pedestres acabarem de passar. E todo mundo respeita!! Aqui eh assim, o pedestre sempre tem preferencia. E quando a placa diz Stop eh pare mesmo se nao tiver ninguem vindo... Bom mesmo eh dirigir o carro automatico.. acho que nem sei mais dirigir os carros manuais...hehehe. (como dizia minha amiga, coisa boa a gente acostuma facil!!)
  • Assim que eu conseguir um emprego devemos comprar um carro (preferencialmente antes do inverno chegar!!). O carro em si eh barato, com $15.000 compra-se um carrao OK que nunca teriamos no Brasil. O problema eh o seguro, que aqui eh obrigatorio. Fizemos um estudo na internet e para nos que nao temos historico de direcao no pais (por enquanto nem carta de motorista!) fica uns $4.000 dolares por ano!! Ontario tem um dos seguros mais caros do pais... Que maravilha!!! :-(
Bem, acho que para o primeiro mes ate que estamos muito bem... fizemos bons amigos por aqui, comecamos a curtir as atracoes locais e em breve seremos parte da comunidade. Ate agora podemos dizer que estamos adorando nossa vida nova!!!