quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

6 Meses!!


Pois eh, seis meses ja se pessaram e ate agora tudo vai indo muito bem... Temos um bom lugar para morar, otimos amigos, estou trabalhando e indo bem (passei os 3 meses de experiencia!ufa!)
Gracas a Deus, so conhecemos o sistema de saude por que o Emerson torceu o pe patinando e foi tirar um raio x, as meninas nem rsfriado pegaram (ate agora). Elas ja tem pediatra mas nos ainda precisamos encontrar nosso medico de familia...
O inverno esta leve este ano, por enquanto so uma tempestade de neve (uma noite) e agora ja esta ate derretendo... foi um "green xmas" como eles dizem aqui quando o natal eh sem neve... Mas mesmo os dias mais severos (-25C) deu para aguentar bem...
As meninas estao se desenvolvendo bem na escola, a Anna ja tem muitas amigas e a Sophia tem um vocabulario e tanto... Ainda preciso entrar na fila para pedir o subsidio para a creche da Sophia, por que quando o Emerson comecar a trabalhar vai ficar pesado... meu salario ainda nao eh aquela beleza. E a gente ainda gasta muito mais do que ganha. :-(
Ja recebemos nossas primeiras visitas... curtimos muuuito! Ja estamos nos preparando para a chegada da tia Elaine em Marco e da vovo em Agosto... Venham todos!!
Ou seja, acho que temos muito o que comemorar...
E por falar em comemoracoes, hoje vamos comemorar a chegada do ano novo do mesmo jeito que comemoramos o natal: entre otimos amigos!!
A todos, um 2010 cheio de conquistas e muita saude. Dinheiro no bolso tambem ajuda$$$

FELIZ ANO NOVO!!!!!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O Natal e os amigos no Canada


Que delicia!!
Primeiro natal no Canada recebendo amigos do Brasil. TUDO DE BOM!!
Estamos comemorando a chegada dos nossos primeiros visitantes, amigos ex-vizinhos de coracao! Entao vou ser breve...
Natal aqui nao tem igual. Acho que nao vou mais querer passar em terras quentes... tem a magia, a neve, o espirito.
Os amigos, tem risadas, saudades e diversao.
Em breve eu volto pra contar mais.
A todos os seguidores e amigos FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!!!!!!
Ou melhor, como dizem os Canadenses: Happy Holidays!!!!!!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Era uma vez ... (parte 1)


Era uma vez, em 1993...um principe e uma princesa que se conheceram e ficaram muito amigos... tao amigos que um dia resolveram se enamorar...

E juntos fizeram muitos planos, viagens e aventuras... Fizeram muitos outros amigos, foram em muitas festas, aprenderam coisas novas, enfrentaram momentos tristes, mas tambem tiveram muitos outros momentos felizes...
Ate que um dia resolveram construir seu proprio castelo a viver felizes para sempre!!

Foi entao que em 04 de dezembro de 1999 eles se casaram...

Era uma vez... (parte 2)


E eles foram felizes sim, mas nao para sempre... enfrentaram momentos dificeis, muitos obstaculos, algumas diferencas... quase tomaram caminhos opostos. Mas entenderam que um nao poderia ficar sem o outro e entao superaram todas as barreiras e seguiram em frente.

Foi entao que eles ganharam seu primeiro tesouro... nasceu a princesa Anna! E ela trouxe tantas alegrias que logo eles encomendaram mais uma princesa, Sophia.

Era uma vez... (parte 3)

A felicidade era total, mas eles ainda tinham uma aventura pela frente... conquistar novos reinos!
Queriam viver novas experiencias, conhecer novas culturas, oferecer as suas princesas uma vida tranquila e de qualidade... E foi assim, depois de dois longos anos de trabalho e planejamento, que realizaram mais um grande projeto de vida: foram morar no Canada!

Era uma vez... (uma historia sem fim, mas muito feliz!)


Hoje, dia 04 de dezembro de 2009, comemoramos todas as nossas conquistas, nossa amizade e a nossa historia... que esta apenas comecando!!


- Meu principe, obrigada por ter me encontrado e me trazido tanta feicidade! Seu amor, companherismo e pensamentos positivos me fizeram acreditar que a vida so pode dar certo.

Com voce ao meu lado sei que tudo eh possivel! TE AMO!!!!!!

Ops! Novembro ja era...


Que loucura, alguem viu Novembro passar? Pra resumir:

H1N1 - o panico ja passou, estamos todos vacinados e a saude vai muito bem obrigada!! Ninguem precisou de medico ate agora, mas as meninas ja tem pediatra e fizeram check ups (impressionante as 2 em 15 minutos - mas aqui eh assim! fazer o que? - Saudades da tia Sabrina e da tia Evelin!!!). Nos ainda nao temos medico de familia, mas tambem pra ser sincera ainda nao deu tempo de procurar...

Haloween - (como eh que escreve mesmo?!) - foi uma experiencia fantastica, eh melhor que carnaval! Nos divertimos muuuito!

Outono - lindo! As cores, as arvores, as atividades... Imperdivel!

Patinacao no gelo - A Anna eh a melhor da casa, pra mim nao tem coisa melhor, se deixar quero patinar todo dia!!

Primeira neve - foi rapida e molhada. Por enquanto recorde de falta de neve... :-(
Pela primeira vez em 30 anos nao neva em Toronto em Novembro... temperaturas agradaveis (para quem ja esta acostumado com um certo friozinho)... media de 10C.

Trabalho - trabalhando bastante mas tambem se divertindo! Muitas oportunidades e comecando a ter reconhecimento e receber elogios. (oba! quando vem o aumento de $$?)

Novos Amigos - cada dia melhor... gente boa nao falta em Toronto. Brasileirada na maioria, mas tambem alguns locais! Aqui eh muito bom para conhecer pessoas, tem gente de todo lado do mundo... Impressionante!

Escola - a Anna esta indo super bem e adora as duas escolas que frequenta! Hoje falei com a professora da escola publica e foi so elogios. A Sophia nao para de aprender coisas novas e ja esta quase... (bem nao quase mas estamos na tentativa!) deixando as fraldas! As duas ja tem mais fluencia no ingles do que eu jamais vou ter...

Visitantes - nao vemos a hora de voces chegarem...

Saudades - do Brasil nem tanto, mas das pessoas MUITA! Obrigada pelos comentarios e mensagens. Continuem nos acompanhando e se programem para nos visitar. Queremos todos aqui!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

H1N1 - Panico!


Chegou a temporada da gripe, e com ela o medo da H1N1...

O panico se instalou nesta segunda feira ao mesmo tempo que a vacina esta disponivel em Ontario. Um garoto de 13 anos morreu 48 horas apos apresentar os primeiros sintomas da gripe.

Eu nao consigo nem imaginar a dor desta familia.

Hoje o Emerson levou as meninas para tomar a vacina, pois sao consideradas grupo de risco (criancas de 6 meses a 5 anos). Ele esta desde as 3h30 da tarde na fila, e acabou de ligar ( as 7h da noite) dizendo que ainda deve demorar pelo menos outras 3 horas (ou mais) para voltar!! Mas pelo menos os tres ja serao vacinados.

Estamos tomando todas as medidas necessarias para prevenir qualquer possibilidade de ficarmos doentes (estou tentando nao entrar em panico) e confiar que o governo esta preparado para este periodo.


...

domingo, 25 de outubro de 2009

Era uma vez um carro!


Good news!! Temos um carro... a vida estava ficando cada dia mais dificil sem um carro. No verao tudo bem, os dias sao longos, o vento nao eh tao frio... mas desde o inicio de outubro a coisa estava mais preocupante. E o Emerson quem sofria mais por que levava e trazia as duas pra casa e pra escola...


Mas agora a estoria eh outra... compramos uma mini van usada, ou melhor pre-owned, 120.000 km(o que para os carros daqui nao eh tanto) , por um preco bem rasoavel. Mas se comparado com os precos de carros no Brasil, um pechincha!!

Uma delicia, cheia de botoes, espaco pra os visitantes, o carrinho e as malas!!


O carro ate que nao eh tao caro, da para achar coisas boas (usadas) por precos bons, mas tem que lembrar que o seguro aqui eh obrigatorio e nao eh barato! Dica para os que estao vindo, tragam uma carta com o seu historico do Brazil nos ultimos 3 anos. Pode ser do despachante ou da seguradora, mas tem que mencionar seu historico neste periodo. Mesmo assim seu primeiro seguro deve ficar em torno de $3.000 dolares canadenses por ano!



Agora so precisamos tirar carta! Vcs acreditam que os escritorios que fazem os testes (Drive Test) para toda a provincia de Ontario ainda estao de greve? Desde 21 de agosto... Bem mas por enquanto eles ainda estao aceitando nossas licencas, a do Emerson eh internacional a minha eh a normal do Brasil.


Entao eh isto, quem vier nos visitar agora nao vai mais precisar andar de onibus! hehehe

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Curtindo o outono...

Pois eh, ta todo mundo querendo saber como vai o trabalho e a vida no Canada... desculpa pessoal, mas o tempo esta ficando cada vez mais curto!! Quando chegamos, um de nossos amigos comentou que o tempo parece passar mais rapido aqui, e acho que estou entendendo o que ele disse...
Eu saio todos os dias por volta das 6:30 AM para o trabalho, levo pouco mais de uma hora (bus, subway, bus,bus, ufa!) para chegar ao trabalho. Mas a melhor parte eh que saio por volta das 3:45... ok, nunca consigo sair este horario, mas procuro nao passar das 4:20!!
Estou trabalhando com entregas de aeronaves na maior empresa aeronautica do Canada (AHA!! Acertou!!)
Ja estou envolvida em varios projetos, amanha vou visitar uma das plantas nos EUA e semana que vem devo visitar a sede da empresa em Montreal. Estou adorando!!
No mais estamos indo bem... apenas sofrendo um pouco com o frio que esta chegando cada dia mais forte!! Hoje foi o primeiro dia abaixo de zero... Brrrr!!! Freezing!!!! Mas a paisagem esta cada dia mais linda!!

Ainda estamos tentando comprar o carro e tirar nossa carta de mortorista... o orgao responsavel continua em greve, quase dois meses!!! Eh, aqui tambem existem problemas...

As meninas estao super bem, evoluindo cada dia mais no ingles!! A Anna ja elabora frases inteiras e a Sophia ja sabe usar palavras chaves: more please, sorry, thank you... e repete tudo que a irma maior fala... Engracadissimo!!

Sabado passado tivemos nossa primeira aula de patinacao no gelo, e no domingo fomos patinar de novo... Foi uma delicia fazer um programa em familia!! Todo mundo levou uns tombos, mas foi muuito divertido! Em janeiro pretendemos fazer aulas de ski! Queremos aproveitar tudo de bom do inverno Canadense!
Segunda feira tambem foi feriado por aqui - Thanksgiving!- aproveitamos para comemorar o aniversario da Anna e passamos o dia em familia, virtualmente!! Preparamos uma festa: A vovo, as tias e amigas participaram pelo Skype. Devemos fazer um outro bolo para comemorar com as amigas Brasileiras-Canadenses: Giulia e Milena... Tambem uma oportunidade para fazermos mais festa!! De preferencia um passeio. Vamos ver...
Bem acho que eh so por hoje... agora preciso dormir. Amanha sera um longo dia!!
Vou tentar nao demorar tanto para passar por aqui, ok?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Downtown TORONTO


Hoje fui fazer o "try out" do trajeto para o trabalho... o primeiro nao deu certo (muito longo) mas cosegui uma alternativa melhor em menos tempo. Por enquanto tenho que ir de tranporte publico porque os pessoal do departamento de transito ainda esta de greve e nao consigo tirar minha carta de motorista. Enfim... vou levar aproximadamente uma hora de casa ao trabalho. Nada mal para a distancia que irei percorrer.


Depois de fazer os trajetos e anotar os tempos, rotas etc, tirei o dia para mim... fazer coisas interessantes como passear no shopping e conhecer Yorkville. Que lugarzinho bacana!!!


Eh nesta regiao onde ficam os hoteis mais luxuosos, as lojas mais chics e as pessoas mais fashion de Toronto. Eh tambem a regiao frequentada pelos artistas e famosos que estao na cidade para o Toronto International Film Festival.

Um super evento, o mais comentado no momento... varios atores passando pela cidade. Ate U2 estava por aqui hoje (tenho uma amiga que morreria pela oportunidade de ver o Bono Vox!!), mais a sensacao do momento eh Oprah Winfray e George Clooney. E tudo acontece assim de pertinho, varias pessoas pegando autografos, tirando fotos com os famosos que andam tranquilamente pelas ruas de Toronto.
Eu infelizmente nao vi nenhum deles, mas o melhor de tudo foi poder passear na maior cidade do Canada, em umas das regioes mais ricas, e o maior risco era o de ver um Keanu Reeves na minha frente! (sabiam que ele eh de Toronto?) Aqui nao existe aquele medo de assalto, preocupacao com seguranca. Muuuita gente na rua, um dia liiiindo de sol, e eu, no meio de tudo isto so pensando, que maravilha poder estar aqui!!

domingo, 13 de setembro de 2009

Tanta coisa pra contar...

Quase dois meses e meio!! Parece pouco tempo mas eh incrivel o tanto de experiencias ja tivemos, a quantidade de amizades que fizemos e o quanto ja aprendemos aqui no Canada!! Tem tanta coisa que estou adorando que nem sei o que escrever...
A adaptacao esta sendo tranquila a nao ser pelos gastos, que ainda estao altos. Precisaremos rever algumas coisas. Principalmente supermercado e brinquedos!! Roupas infelizmente ainda teremos que investir alguns dolares para o inverno.

Esta semana a Anna comecou na escola, Senior Kindergarten, detalhe: ela so tem aulas as tercas e quintas, uma ou outra sexta. O que fazer com a crianca nos outros dias??? Como comeco a trabalhar dia 21 (detalhes em breve!!) tivemos que adicionar o custo de um "day care". A Sophia esta indo super bem na escolinha com o Emerson (que nao tem custo!!) entao pelo menos por enquanto vao todos para escola!!
O day care aqui eh muuuito caro entao ja solicitei uma ajuda para o governo. Como a fila de espera eh longa provavelmente apenas a Sophia deve ter este auxilio...

A adaptacao da Anna esta um pouco dificil, ela chorou tanto no primeiro dia que achei que ela nunca mais ia parar. Me senti a bruxa malvada mandando a princesa para a masmorra... Mas no segundo dia foi um pouco melhor e esperamos que na proxima semana tudo entre na rotina "normal". No day care que ela vai frequentar a professora fala Portugues (de Portugal) e acho que isto vai ajuda-la bastante com a lingua. E tao logo ela se sinta parte do grupo ela vai vencer a timidez.

Esta sera minha ultima semana de desempregada pois como comentei acima, comeco a trabalhar dia 21 de setembro. Estou muito animada mas tambem com um frio na barriga... Pelo menos ja conheco este mercado e ja exerci esta atividade na empresa que trabalhava antes... mas aqui eh tudo diferente... entao nao vejo a hora de comecar e poder contar todos os detalhes!!
Eu bem que ofereci para comecar imediatamente, mas a pessoa do RH me explicou que eles precisam se preparar para me receber. Nao eh lindo isto?!

A minha maior pendencia agora eh a carteira de motorista. Demorei para fazer o teste escrito e agora os funcionarios estao de greve... e ja estao parados a quase um mes!! Espero que eles voltem logo, preferencialmente segunda feira!!!

Semana que vem tambem vou fazer nossa matricula para aulas de patinacao no gelo! Esta deve ser nossa maior diversao no inverno.
Alias, diversao eh o que nao falta por aqui, e o melhor eh que a maioria eh gratis! Hoje por exemplo nos divertimos muito na "Family Fall Fair" no Crosby Park... Teve apresentacao de musica, danca... muita atividade para as criancas, e ate conhecemos uma brasileira recem chegada de Cingapura!!

Aqui o que mais gostamos eh ir ao parque. E tem tanto parque por aqui... So em Richmond Hill ja visitamos uns 4 ou 5... e tem as cidades vizinhas que ainda nao fomos pela dificuldade de locomocao... nao eh facil passear com 2 criancas e um carrinho de transporte publico. Elas bem que gostam, principalmente no metro... mas o papai quase desmaia de canseira no final do dia!!

Por falar nisto, semana passada fomos curtir um som no primeiro Brazilian Day Canada. Estava bem animado: show de Elba Ramalho e Carlinhos Brown... FREE!! Eu curti mais que as meninas, mas dancamos muito, tomamos Guarana Antartica e comemos coxinha! Nao vamos dizer que matamos saudades por que ainda nao deu tempo de sentir aquele aperto no coracao... Mas foi legal!!

Para o proximo final de semana quero tentar fazer um passeio em uma das fazendas onde podemos colher macas. Em julho perdemos a oportunidade de colher morangos, mas agora nao quero deixar passar esta!! O outono eh temporada de macas... e voces nao imaginam a variedade delas que tem por aqui... uma mais deliciosa que a outra.

Bem, acho que eh isto por enquanto... espero trazer mais novidades em breve. Abrax!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

2 meses e 5 dias - Ceu de Brigadeiro!!!

Hoje vou escrever pouco, so para registrar que estamos comemorando (muuuito) minha primeira oferta de emprego!!!!!!
E nao eh qualquer emprego nao, eh O que eu mais queria....

Hoje nao vou poder dar muitos detalhes, mas com certeza na proxima semana estarei aqui para contar TUDO!!!

For now, Let's celebrate!!!!!!!!!!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Alguem pode me explicar??




Sera que alguem sabe explicar por que as criancas levam pequenos choques logo depois de brincar no escorregador?? Pelo menos aqui no Canada, especificamente na regiao de Toronto!?
Acabamos de voltar do parque aqui do condominio e as criancas tem ate medo de se tocar por que levam choques ( e a gente tambem!!)

Ja tentamos mudar para o parque da rua onde o chao eh areia - (no parque aqui do condo o piso eh de "grama sintetica" - tipo um tapete emborrachado verde). Ficar descalca, colocar a mao na grama, nada adianta!

Eh sempre depois de escorregar, os cabelos ficam em pe e eles dao pequenos choques em tudo o que poe a mao... A Anna ja nem quer mais ir brincar!! Ate a Sophia reclamou hoje.

Se alguem souber o motivo, e/ou como evitar, PLEASE LET ME KNOW!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Semana de Festa!!



Esta semana esta animada!! Amanha eh niver do Emerson e quinta vai ser o da Sophia (2 aninhos!), e para comemorar estou planejando um passeio especial no final de semana e claro um bolinho para cada um!! Cupcakes para ficar mais alinhado com a cultura local!!
Estamos esperando muitas mensagens, ligacoes no skype e MSN... Estaremos on line no final da tarde para cantar o parabens!!
Alias, estive aprendendo muito sobre aniversarios lendo os blogs dos amigos brasucas no Canada... eles nao batem palmas na hora do "happy birthday"... ja pensou que monotono? O niver da So vai ser em casa e bem simples mas me preocupo com o da Anna que ja entende e esta esperando um festao e muuuitos presentes. Vamos ver...
Ah, E para melhorar o clima de festa, semana passada tive um contato de uma das minhas aplicacoes de emprego e estou confiante que em breve vou publicar aqui tudo sobre meu novo "job". AGUARDEM!!!

.....suspense....

Bem, desde o ultimo post estamos curtindo o verao, fazendo amigos e descobrindo o caminho das pedras... (de onibus!!)
Estou estudando para fazer prova escrita para depois poder tirar minha "Driver's License" de Ontario. O Emerson ja esta frequentando aulas de ingles e leva a Sophia no "day-care" da escola (ela ja esta ate falando umas palavrinhas em ingles!!) Eu estou matriculada para fazer um curso: "Job Search Workshop" que da dicas e ajuda na busca de emprego, e a Anna deve ir para um "summer camp" enquanto as aulas nao comecam (soh dia 08 de setembro!)
Enfim a vida comeca a seguir um ritmo normal...

PS> todos os programas acima sao oferecidos pelo Governo do Canada, exceto o summer camp (que eh bem caro, diga-se de passagem!!)

Ah, e quanto a tal gripe... por aqui tudo tranquilo: eh verao! As pessoas estao curtindo, passeando e vivendo normalmente. O governo se preocupa com a estrategia a ser tomada quando o inverno chegar, mas nao ha panico. Estamos tomando as precaucoes: lavar sempre as maos e evitar multidoes em ambientes fechados. e soh!

domingo, 2 de agosto de 2009

Primeiro Mes

Julho foi um mes de muitas descobertas a conquistas... e a cada dia descobrimos coisas novas. Algumas muito interessantes outras nem tanto... Mas no geral podemos dizer que estamos bem acolhidos e adaptados ao nosso novo "life style" no Canada.

Este primeiro mes fizemos muitas coisas:
  • Primeiro solicitamos nosso cartao de seguro social, o SIN card. Ai descobri que no meu documento de entrada no pais, fui classificada como "male" - homem... Tive que preencher um formulario e enviar para o governo pedindo um "ammendment". Mas Ok.
  • Eu ja recebi meu "permanent resident card", mas o resto da familia parece que vai receber uma carta para atualizar as fotos... vai demorar um pouco.
  • Saimos a procura de um lugar para morar e descobrimos as diferencas entre apartamento, condominio, townhouse, etc... Vimos muitas coisas, visitamos muitos bairros mas nos apaixonamos por Richmond Hill. Gracas a nossos amigos e nossa "real state" encontramos um lugar perfeito para o nosso inicio de vida no Canada. Uma dica para quem estiver vindo eh trazer algum dinheiro e se possivel abrir conta bancaria ainda no Brasil, no nosso caso aproveitamos as vantagens do HSBC. Para alugar um imovel por aqui todos os "landlords" pedem uma carta de emprego, no nosso caso que ainda nao temos emprego, tivemos a sorte de ter trazido nossas economias para a conta do canada. O gerente da nossa conta fez uma carta atestando que temos fundos para arcar com o aluguel. Se nao fosse por isto teriamos muita dificuldade em provar que somos gente boa!!
  • A melhor parte foi montar a casa... saimos as compras: moveis, tv, decoracao. A Ikea e a melhor opcao e tem de tudo... uma ou outra coisa compramos na Sears e Wal Mart.
  • Com nosso comprovante de endereco em maos fizemos a matricula da Anna na escola e solicitamos nosso cartao de saude. O cartao comeca a valer 3 meses apos nossa entrada no pais, dia 30 de setembro. Ate la temos o seguro de viagem do nosso cartao de credito do Brasil e estamos pensando se compramos um seguro viagem aqui. A Sophia ficou doentinha, esta com uma tosse que nao passa. Ligamos no cartao e no mesmo dia fomos atendidas em uma clinica. Esta tudo bem com ela, deve ser um virus. A medica passou um remedio para inalar (que alias foi absurdamente caro!! mas podemos pedir reembolso pelo seguro do cartao, ufa!). Alem disto ontem tambem usamos um servico do governo "Telehealth Ontario" que pelo telefone passamos por uma entrevista com enfermeiras que nos indicam se devemos prosseguir o tratamento em casa ou se procuramos um medico. Um servico bem util e gratuito!!
  • O Emerson ja fez o teste de ingles e esta em lista de espera para frequentar as aulas em uma escola que oferece "day care" para a Sophia enquanto ele estuda. Ele tambem tera direito ao passe escolar!! So nao sabemos quando as aulas vao comecar... as aulas da Anna comecam dia 08 de Setembro.
  • A casa ja esta montada e arrumada, falta apenas uns toques na decoracao. Ja contratamos servico de telefone e internet. A TV a cabo ja esta inclusa no valor do aluguel... Falta apenas decidir o que fazer com os celulares. E muito caro ter celular por aqui... voce paga para ligar, para receber, para mandar mensagem de texto... TUDO! Para ativar a linha sao $35 por linha + taxas, para ter um numero (mesmo que seja o mesmo que ja possuo no pre pago) sao mais $40 por linha + taxas, para comecar um contrato pos-pago devemos fazer um deposito de $200 que sera devlovido apos uma ano se pagarmos todas as contas em dia. O plano mensal que malhor nos atende deve ser de 2 ou 3 anos! Ou seja... uma loucura!! Quando chegamos compramos um cartao pre pago para emergencias... e estamos nos virando com eles ate encontrarmos uma solucao melhor.
  • Ontem devolvemos o carro que alugamos no primeiro mes, com a Budget. Ficou uns $1000 dolares com as taxas, mas valeu, pois sem ele nao teriamos conseguido fazer nem metade do que fizemos. A partir de hoje vamos aprender a nos virar com o transporte publico... :-( Ja estou com saudades...
Com isto fechamos o mes e as contas extras, de hoje em diante passaremos a levar a "vida normal" economizando ate encontrarmos um emprego. Nossos planos para o futuro agora sao:
  • Eu devo sair a procura de emprego... muita coisa acontece em Toronto e eu tenho um bom curriculo entao acredito que nao deve demorar. Mas tudo esta meio parado no momento para contratacoes. Eles estao em periodo de "ferias", eh verao. Dizem que as coisas devem voltar ao normal em meados de Setembro. Enquanto isto espero o resultado da entrevista que fiz mes passado e continuo procurando outras oportunidades. Existem servicos do governo que tambem ajudam na procura.
  • Driving Licence: precisamos estudar o livrinho para fazer prova escrita, exame medico e de direcao; Eh bem interessante dirigir por aqui, existem regras diferentes... por exemplo voce pode virar a esquina mesmo se o sinal estiver vermelho para voce, mas se estiver verde voce nao pode virar ate os pedestres acabarem de passar. E todo mundo respeita!! Aqui eh assim, o pedestre sempre tem preferencia. E quando a placa diz Stop eh pare mesmo se nao tiver ninguem vindo... Bom mesmo eh dirigir o carro automatico.. acho que nem sei mais dirigir os carros manuais...hehehe. (como dizia minha amiga, coisa boa a gente acostuma facil!!)
  • Assim que eu conseguir um emprego devemos comprar um carro (preferencialmente antes do inverno chegar!!). O carro em si eh barato, com $15.000 compra-se um carrao OK que nunca teriamos no Brasil. O problema eh o seguro, que aqui eh obrigatorio. Fizemos um estudo na internet e para nos que nao temos historico de direcao no pais (por enquanto nem carta de motorista!) fica uns $4.000 dolares por ano!! Ontario tem um dos seguros mais caros do pais... Que maravilha!!! :-(
Bem, acho que para o primeiro mes ate que estamos muito bem... fizemos bons amigos por aqui, comecamos a curtir as atracoes locais e em breve seremos parte da comunidade. Ate agora podemos dizer que estamos adorando nossa vida nova!!!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Finalmente, temos um lar!!


No ultimo post estavamos esperando a resposta de um apartamento... nao conseguimos aquele (as coisas aqui sao muito rapidas) mas conseguimos um outro ate melhor (dois andares mais alto) pelo mesmo preco e no mesmo condo. Estamos pagando o mesmo que pagariamos em outros apartamentos que vimos, mas neste temos a lavanderia e "ensuite" (aqui normalmente a lavanderia eh no basement e operadas com moedas, isto mesmo tem que pagar para usar!) ; garagem esta incluso no valor assim como todas utilities (aquecimento, ar cond, gas, energia e ate tv a cabo!!) e ainda temos um locker (tipo um quarto extra no estacionamento - para quardar bikes, malas, etc... Muito util pois o ape eh pequeno!) E ainda tem playground para as meninas e indoor swimming pool!! Isto significa que poderemos nadar mesmo no inverno, uhu!!
Para conseguir este bom negocio abusamos dos servicos de uma real state, indicada por amigos. Nao precisamos pagar pelo servico, eles sao pagos pelo "landlord"- donos da propriedade. Se nao fosse por ela precisariamos ir de porta em porta vendo a disponibilidade de apartamentos...
Ate fomos em alguns, mas eram todos velhos, com a lavanderia comum, e o preco quase sempre nao incluia estacionamento... Enfim, recomendo a ajuda de um Real State Agent se quiser um bom deal!
Outra dica, apartment sao para locacao, quase ninguem que mora neles eh o proprietario, ja os condos, tem lavanderia no apartamento e os proprietarios moram neles. O ambiente eh bem melhor.
Queriamos algo que nos fizesse sentir bem e acho que este eh o lugar.... O ape ja vem com geladeira, forno/ fogao, lava loucas!!!, maquina de lavar roupas e secadora. Tem 2 quartos com armarios embutidos ( o meu tem um "walk in closet!!) e 2 banheiros com 2 banheiras. As meninas estao amando. Eh uma festa todo dia no banho!!
Agora vamos sair para as compras de moveis: camas, TV, sofa... Segunda feira finalizo o "seguro de moradores" - Isto eh interessante, geralmente se faz um seguro para os locatarios, custa CND$300.
Se estivermos com o seguro em maos, na terca, 21 de julho pegamos as chaves!!
Hoje tambem aproveitei para fazer a matricula da Anna na escola, ela vai frequantar o "Senior Kindergarden" - depois escrevo um post para explicar melhor sobre a escola...
Outra coisa que aconteceu comigo e hoje consegui finalizar, foi que no meu landing paper - formulario que assinamos quando chegamos ao pais - eu estou classificada como homen!! Como eh um codigo (1 ou 2) eu nao pude perceber ate que a moca que estava fazendo meu SIN card me informou. Tive que enviar um monte de documentos para o governo solicitando o reparo.
Bom por enquanto estas sao as novidades...
Ah, importante: amanha eh meu aniversario, entao nao se esquecam de passar por aqui e deixar uma mensagem, ok?
Estamos com saudades!!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Here we are - part 2


Bom, como estava falando, ja estamos muito bem enturmados por aqui. Ja fiz minha primeira entrevista de emprego e foi tudo bem, porem ainda nao tenho resultado, mas eu sou tudo o que eles mais precisam no momento! (espero que eu tenha transmitido esta mensagem, rsrsrs...) Foi no dia 02 de julho, logo apos o feriado do Canada Day, tipo um 7 de setembro para nos. Queria colocar as fotos para vcs mas ainda nao aprendi como...
Ja participamos de dois churrascos Brasileiros! e ja fizemos muitos amigos por aqui. As menibem nas estao bem e adorando!!
Hoje fizemos nossa primeira oferta para alugar um apartamento. Teremos a resposta amanha... Espero que de certo pois nao aguento mais esta vida em downtown.
Dica para os que pretendem vir, nao pense que estar no centro ajuda em alguma coisa... se tiver familia procure algo no norte, que eh para onde estamos indo: Richmond Hill. Fica a 20 km de onde estamos agora, mas eh super tranquilo e cheio de coisas para criancas.
Tudo que tem em Toronto, tem em Richmond Hill, North York, Thorhill, e outras pequenas cidades da grande GTA (great Toronto Area) - shoppings, supermercados, etc... Os servicos do governo tambem estao espalhados por toda area. Vamos ver, mas acho que fizemos uma boa escolha.
O ponto principal foi encontrar uma boa escola para as meninas. E agora terei que aprender como tudo isto funciona. Sei que como "permanent residents" temos algumas vantagens, mas ainda nao entendi bem como tudo funciona...

Assim que encontrarmos nosso novo lar prometo escrever com mais frequencia!!

domingo, 12 de julho de 2009

Here we are!!


Pois eh, ja se foram 12 dias sem dar noticias, mas aqui estamos nos para contar as aventuras dos nossos primeiros dias de Canada...
Bom, nosso "landing" foi tranquilo, assim como o voo. Chegamos no aeroporto e fomos para a sala de imigracao achando que iria demorar, mas foi so a moca olhar para nossa car, pedir o endereco e nossas assinaturas... fim. Podem ir!! As 6h00 da manha nem o kit de "welcome" do governo nos ganhamos, estava tudo fechado... Contratamos um "tiozinho" para carregar as 7 + 3 malas e la fomos nos...
E a recepcao foi otima, nossos amigos estavam nos esperando para dar as boas vindas. Muito queridos!
Nos ajudaram com o taxi, um super carro levou a todos, nos e as malas, e custou mais barato que um transfer. Foram CND$70 do aeroporto ate downtown, onde estamos.
A viajem foi rapida, mas o apartamento nao era assim como esperavamos, mas vai ficar para historia! Ao chegar pecebemos uma decoracao bem colorida, nas cores do arco-iris. Era por todo lado, bandeiras e posters.
Pois eh, depois fomos saber que nosso endereco foi o ponto de partida da parada gay que aconteceu no domingo antes da nossa chegada! Rs Rs
No comeco achamos estranho, mas agora ja estamos mais tranquilos. Apesar do bairro ser o maior reduto gay de Toronto, o nosso predio, que eh tipo um flat, eh bem familiar, tem muita tripulacao que se instala por aqui e nos finais de semanas tem criancas tambem, entao ficaremos por aqui mais um pouco e concentraremos os esforcos em achar um novo local para ser nosso futuro lar...
Agora vou trocar a Sophia e mais tarde volto para contar mais coisas...
Ah, desculpa pela falta de acentuacao, mas eh que ainda nao estou 100% adaptada ao teclado Canadense!

sábado, 27 de junho de 2009

Check List - ready to go!


Continuamos na correria com os preparativos para a viagem, mas desde quinta-feira estamos mais tranquilos, pois já fizemos tudo o que precisava ser feito. Só falta contratar um transfer do aeroporto para o apartamento onde ficaremos no primeiro mês em Toronto. Ainda estamos na dúvida se alugamos um carro por lá... mas como a previsão do tempo promete chuva em Toronto a partir da segunda-feira é bem provável que alugaremos.
Para ajudar a pensar em tudo fizemos um planejamento, dividimos as tarefas e motamos um check list. Assim pudemos antecipar possíveis problemas e evitar nervosismos desnecessários. Mas devo confessar que faz bem pouco tempo que estou conseguindo durmir a noite toda, de tanta ansiedade.
Mas vamos lá, vou tentar reproduzir nossos passos desde o início desta jornada:
- ao receber o visto, 14 de abril, a primeira coisa foi comunicar aos parentes, amigos e chefes sobre nossa partida;
- informar imobiliária e agendar entrega das chaves;
- listar o que levar, o que guardar e o que vender;
- avisar a escola das meninas e combinar as despedidas - (Saudades "Tias" Débora, Clarete, Carla, Gi, Mari, Mrs Lud, Mrs Jú!! E todos do Mater Dei - SJC);
- abrir uma conta no HSBC Brasil e solicitar uma conta no Canada;
- cancelar contas de energia, água luz, celular e assinaturas de TV, Internet, Revistas;
- comprar Dolar Canadense e Traveler Checks
- anunciar ítens a venda e divulgar a feira de usados - "Garage Sales" - aliás com muito estilo e a super colaboração da Jeter Design - SJC!! - (Saudades Karin, Jeter e Duda)
- consultar sobre procedimentos com a Receita Federal e fazer declaração de saída;
- atualizar carteira de vacinas das meninas e solicitar documento para imigração ( TKs "tia Carol" da Immunicare - SJC!)
- preparar Résumé - (como eles chamam co currículo!) - Special thanks to my tutor Byron!
- enviar documentos para tradução juramentada - (trabalho para meu grande amigo Benno da Bekom Comunicações Internacionais - SP!!)
- fazer check ups de saúde nossa e das meninas! Dentista: Super "tia" Ana Paula Bessa que fez um trabalho maravilhoso! - Pediatra: beijos para "tia" Sabrina Nunes - Homeopatia: nossa "bruxinha" querida Dra. Évelin, etc, etc, etc..
- organizar documentos que ficarão no Brasil;
- organizar documentos que vão para o Canada (seguir lista sugerida pelo consulado)
- ativar rede de contatos e cadastrar o currúculo em empresas canadenses;
- pedir cartas de referência: seguradora de carro, banco, imobiliária, empresa onde trabalhávamos;
- comprar malas e por tudo dentro - (no total serão 07 malas grandes e 3 malas de mão)
- fazer a lista de ítens que estamos levando (uma lista simples em excel - que nos ajuda também a localizar onde está oquê - e é uma exigência para a imigração)
- procurar um lugar para morar no primeiro mês - achamos um bacana no site: http://www.apartments2book.com/ ;
- tirar visto americano para as meninas (como os pais já tem nem precisamos ir ao Consulado! - feito através de despachante);
- pesquisar casas para locação e centros de apoio ao imigrante próximos ao nosso apartamento - tem que pesquisar o site do governo canadense, lá tem muitas dicas e links: http://www.cic.gc.ca/ ;
- pesquisar preços e ítens que teremos que comprar lá e fazer uma previsão de orçamento familiar para os primeiros 12 meses;
- ler muitos blogs e aprender com experiência de quem já foi...
- contratar traslado de Araraquara para Guarulhos;
- despedidas! (esta é a parte mais difícil!) - tivemos a de SJC, depois passamos 10 dias em Barretos e 10 dias em Araraquara e GPX. Amanhã é a festa antecipada de aniversário das meninas! (Coisas da tia Má!)

Até aqui está tudo indo melhor do que podíamos prever. Já tenho até entrevista de emprego agendada para dois dias após a nossa chegada! (Super special thanks to our friend Celso!!!)
Obrigada às nossas famílias que nos apoiam e incentivam. Ao meu marido e companheiro, sem o qual não estaria realizando este sonho, que era meu, mas que ele tomou para si e deu a força que precisávamos para seguir em frente. E às nossas filhas que são a razão de todos os nossos esforços para buscar sempre o melhor.
Para os que tem um sonho que as vezes parece impossível, aqui vai o meu conselho: não desista!! Oportunidades estão a sua volta, você só tem que identificá-las e estar preparado para encarar o desafio. Invista em você! Nada é fácil nesta vida, mas ficar parado esperando ela passar não vai ajudar! E tenha sempre pensamentos positivos, eles atraem coisas boas!! Nada disto estaria acontecendo se tivéssemos ficado acomodados, reclamando da vida!
Enfim, acho que é isto. Agora é relaxar e curtir oas últimos dias com a família.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Despedidas


Elas começaram... E de agora em diante ficarão cada vez mais frequentes!!

Última semana das meninas na escola: elas estavam lá há apenas 4 meses, mas a convivência foi tão intensa que não teve jeito... Chorei! O carinho e dedicação das professoras, o abraço dos amigos... Como é bom saber como elas são queridas e que deixarão saudades. Obrigada a todos por cuidar tão bem de nossas pequenas!

Última semana em SJCampos: despedida dos amigos, tios e primos. Destes últimos nem me despedi direito, mas saibam que são muuuito queridos!!
Este último ano desde que mudamos para a Rua das Piabas, foi o melhor dos 6 vividos em SJCampos (claro, sem contar 2004 e 2007 que foi o ano de nascimento das meninas). Fizemos amigos de verdade e vivemos mais intensamente cada momento em família. De novo... Chorei!

Não tem jeito, quem me conhece sabe que sou assim: choro até em propaganda de margarina. Estou tentando ser forte mas esta parte é pior do que decidir o que levar na mala.

Por falar nisto, no domingo 07 de junho fizemos nosso "garage sale". Foi muito bom! Os amigos vieram, nos despedimos e ainda levaram pedacinhos da nossa história. Conseguimos vender tudo, não sobrou quase nada. Acho que os brasileiros deveriam aderir a este costume. É uma troca de energias muito positiva.

Alguns dos brinquedos que sobraram doamos para as crianças do hospital do câncer. Levei a Anna para entregar pessoalmente e aprender o valor de ajudar o próximo. Acho que ela gostou, mas ainda não entendo muito bem tudo o que está acontecendo.

Para nós foi um ótmo exercício de desapego. Nestas horas é que vemos como temos muito mais do que precisamos para viver. Lembramos que o que realmente importa são as pessoas e os sentimentos que temos por elas. O resto são apenas objetos que vem e que vão.

Enfim, esta preparação para a vida nova nos leva a refletir e valorizar as coisas... É bom saber que a família sempre estará lá para nos apoiar e os amigos, alguns ficarão pelo caminho, mas os de verdade não tem distância que nos afastará.

Fico por aqui e agradeço de coração a todos que estão torcendo por nós. Estamos recebendo toda esta energia positiva de vocês!! OBRIGADA!!!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Marley & Eu


Esta semana assisti ao filme "Marley e Eu". Achei que era mais uma comédia romântica do tipo sessão da tarde, mas me surpreendi! A estóra me fez pensar como algumas coisas que acontecem em nossas vidas, as vezes inesperadas e não exatamente da forma como planejamos, acabam se tornando grandes oportunidades. Mas precisamos estar atentos para aproveitá-las e reagir positivamente. Quem me conhece sabe do que estou falando!


E numa destas a gente faz novas amizades, descobre quem são nossos verdadeiros amigos, e aprende a olhar nosso mundo de um outro ângulo. Então as coisas se encaixam, nos compreendemos melhor,enxergamos nossas falhas e virtudes... Crescemos!!


O filme fala disto, de amor verdadeiro, de família, de escolhas e caminhos... enfim eu gostei muito! Recomendo.


Mas voltando para a vida real, os preparativos estão a todo vapor! Já temos a data do embarque: 29 de junho. Passagens compradas, despedidas marcadas... Continuamos a procura de um lugar para passar os primeiros meses, mas já estamos bem encaminhados.


Aliás, gostaria de agradecer aos amigos e seguidores que deixaram lindas mensagens e ótimas dicas. Continuem com a gente!!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Um passo de cada vez...


É tão bom quando uma coisa que a gente sonha tanto começa a virar realidade... após pegar o visto divulgamos aos familiares e amigos o nosso próximo destino: Canada! (é impressinante como todo mundo conhece alguém que mora ou morou lá...)

A dúvida agora era, onde morar?
Meus contatos e as oportunidades de emprego estavam vindo todos da GTA (Great Toronto Area) e apesar do coração ter escolhido Vancouver, a razão falou mais alto e estamos indo para Toronto.

Agradecemos comentários e dicas de quem já esteja em Toronto para ajudar nesta preparação, vcs que já passaram por isto sabem que não é fácil!!

Está sendo divertido e renovador: vender móveis e eletros, escolher o que levar, fazer planos e contas. Acho que todos deveriam fazer pelo menos uma grande mudança na vida. Eu, adoro fazer de tempos em tempos... A cada ciclo que se encerra um novo desafio e novas oportunidades se iniciam. Para mim é isto que dá sentido para vida.

Outro dia encontrei este comercial que traduz muito bem este sentimento e que gostaria de dividir com voces e inaugurar oficialmente o nosso bolg!
Divirtam-se e MUDEM!!!


terça-feira, 14 de abril de 2009

Fim do processo!!


Hoje, 14 de abril de 2009 às 9h15 da manhã recebemos uma ligação do Consulado informando que os passaportes estão prontos para serem retirados. Fomos imediatamente para SP... Um congestionamento aqui, uma fila ali, e finalmente 15h subimos no 16º andar da Torre Norte, no guiche 3 receber o tão sonhado envelope!!

É indescritível a emoção de receber algo que foi tão sonhado e que irá mudar a história de nossas vidas!
Exatos 2 anos e 10 dias após o início do processo, estamos com passaportes e vistos em mãos para embarcar o quanto antes!!!!
Agora é começar os preparativos para a mudança...

sábado, 4 de abril de 2009

Como tudo começou...



Era uma vez um sonho... Morar numa casa sem grades nem muros, poder andar na rua sem medo de assalto. Ter um trabalho digno e uma vida tranquila. Viajar o mundo e ter uma grande experiência de vida...

Era uma vez um casal que sonhava com tudo isto. E depois de algum tempo de estudo e pesquisa resolveu tentar a vida no Canada.

No dia 04/04/2007 eles foram aceitos no programa de imigração do Consulado Geral do Canada e começaram a viver este sonho.

Em outubro ainda de 2007 chegou a carta com o pedido de documentos, isto alguns dias depois de comprarem as passagens para Vancouver (de férias)!! Que feliz coincidência...

Dia 19 de dezembro, 2007 enviaram os documentos ao Consulado e dia 26/12 embarcaram para Vancouver. Passaram 20 dias com as filhas experimentando a vida canadense em pleno inverno. Foi incrível!! Decidiram que aquele era mesmo o lugar dos seus sonhos e ficaram felizes por saber que em breve estariam se mudando para lá...

Bem, não foi tão breve assim. Não tiveram mais notícias do Consulado até Outubro de 2008... quando receberam outra carta. Desta vez perguntando se ainda havia interesse no processo... SIM, disseram eles. E então em 09 de fevereiro de 2009 veio o pedido de atualização dos formulários, certificados e prova de fundos... Agora parecia que algo iria realmente acontecer, e ACONTECEU!!!

Em 18 de fevereiro chegaram os formulários para exames médicos e dia 1º de abril (e era verdade!!) receberam a tão sonhada carta solicitando os passaportes e o pagamento da taxa para visto de Residência Permanente no Canada!!

Bem vindos ao nosso blog! Eu (Sandra), meu marido Emerson e nossas filhas vamos contar aqui as nossas histórias, obstáculos, desafios e conquistas desta experiência de vida no Canada!